domingo, 8 de abril de 2012

AMOR, ETERNO AMOR

Amor, eterno amor




Há alguns dias fomos a uma festinha de aniversario de um amigo que estava completando 77 anos. Ele e a esposa formam um casal ajustado, equilibrado, que já vem de uma união de 50 anos, celebrada recentemente. Ele é um homem inteligente, culto, produtivo, um cristão autêntico e ser convidados à sua casa é sempre uma honra para nós. Presentes todos os filhos, netos e outros familiares como também alguns casais amigos entre os quais estávamos meu marido e eu.

Mas todo esse preâmbulo para falar de uma coisa que me chamou a atenção: a forma como se comportavam aqueles casais num encontro social.

Pessoas comuns, já avançadas na idade, com uma longa historia de vida, com filhos e netos , com problemas e sofrimentos como todos os pais do mundo. Mas me encantou, me chamou a atenção observar como o amor fluía entre aqueles casais, como havia cumplicidade no tocar das mãos, na troca de olhares, na atenção de um para com o outro, curtindo um momento de lazer.

Ali não havia mais o viço da juventude, nem hormônios em ebulição, ali havia algo que o mundo procura esconder dos jovens de hoje, cuja compreensão do amor é a de coisa descartável, “uso, quando não me servir mais, jogo fora”.

Ali havia amor verdadeiro, e eu não podia deixar de pensar em quantas crises terão passado ao longo da vida, quantas vezes tiveram que se perdoar, quem sabe, até, quantas vezes o amor foi traído, quantas barreiras tiveram que transpor para continuarem unidos, cuidando um do outro, se amando apesar do tempo, apesar dos anos, apesar dos defeitos e das quedas.

E me lembrei de um trecho do livro de Ezequiel que diz: Ez(47,9. 12) “ Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte onde chegar a torrente,haverá vida. Ao longo da torrente, em cada uma de suas margens, crescerão arvores frutíferas de toda espécie e sua folhagem não murchará, e não cessarão jamais de dar frutos: todos os meses frutos novos, porque essas águas vêm do santuário. Seus frutos serão comestíveis e suas folhas servirão de remédio.”

Vi ali tantas árvores antigas, ainda cheias de seiva, com folhagem vigorosa, com corações cheios de amor e com tantos lindos exemplos de vida para darem a seus filhos e netos e mesmo às gerações futuras, pois o exemplo nunca será esquecido mostrando a um pedacinho do mundo que trilhando os caminhos do Senhor, seguindo a Sua Palavra e lutando para viver a Sua vida, podemos dizer como num título de novela que existe o “amor, eterno amor”.