sexta-feira, 9 de março de 2012

QUERIDO BLOG


Me vêm à mente meus tempos de adolescência quando, como faziam milhares de meninas, num caderno mais bonitinho, o mais bonito de todos, tentavam fazer um diário para contar os segredos, as paqueras, (que então se chamavam “flertes”) e escrevia sempre ao início de cada narração: “querido diário”...

Passou a adolescência, passou também a juventude, as coisas se modernizaram, os caderninhos foram substituídos pelos notebooks, Ipads, tablets, seja lá que nome tenham, a maturidade chegou e mesmo assim aqui estou, não mais com a mesma vibração, um pouco mais nostálgica, mas sempre aqui para dizer:

Querido blog, faz tempo que não escrevo nada,três meses se passaram e neste intervalo muitas coisas aconteceram; passou o Natal, começou um novo ano as aulas das crianças recomeçaram, surgiram momentos alegres e momentos de preocupações, de ansiedade. A saúde aqui e acolá dá um vacilo carregando consigo o humor que também vacila. As notícias nos jornais são estarrecedoras, desde crimes, assaltos, violência, enchendo a gente de medo de sair de casa até os desastres naturais mostrando o grito de revolta da natureza por ser tão maltratada.

Os programas de televisão, de radio, em sua maioria são nojentos, demonstrando que a imoralidade tornou-se normal e natural. A política no mundo inteiro é uma coisa vergonhosa, crises internacionais, países em risco de ir à falência, guerras, fome, líderes que não merecem ser assim chamados porque não possuem lastro moral para ostentar esse título, tudo isso enche o meu coração de ansiedade, de medo, de aflição.

Querido blog, eu gosto de conversar, de abrir o coração para alguma amiga, mas às vezes tenho pudor, as pessoas são tão ocupadas, tão praticas, tão modernas então pensei em escrever, em colocar no papel ( ou na tela), ? minhas perplexidades, meus medos, meu medo do futuro, meu medo da morte. É, meu papo hoje está nostálgico...

Mas de repente lembro que “eu tenho um amigo que me ama”... e enquanto escrevo aqui, sentada no meu cantinho, vejo meu companheiro que, lá está, também no seu computador, analisando suas contas,seus e-mails, uma imagem de vida. Vejo os dois outros netinhos saindo com a jovem mamãe para irem ao dentista. Já tinha conversado longamente com a nora que do outro lado do Atlântico me dá notícias das outras netinhas Acabo de receber uma chamada telefônica de outra netinha linda me cumprimentando pelo “Dia internacional da mulher” , recebo pelo e-mail uma mensagem de agradecimento da minha filha querida me dizendo em resposta a uma mensagem que eu lhe mandara:

“ Mãe,

Realmente a mensagem é linda.
Feliz dia da mulher, eu mais que ninguém tenho que lhe parabenizar e agradecer por ter sido pra mim via de acesso ao mundo, e exemplo a vida toda.

Beijos”


E meu coração de repente se enche de luz outra vez ; e penso que um momento de tristeza ou de ansiedade não me deve fazer pensar que tudo é escuro ou triste e me volta à mente o tempo especial que estamos vivendo, que é tempo de Quaresma, tempo de pensarmos e aproveitarmos mais uma oportunidade que o Senhor nos dá para corrigirmos o nosso caminho, para buscarmos a nossa conversão, para retornarmos aos braços do Pai e sermos por Ele acolhidos, recebidos, abraçados, sem nunca nos lembrar que quisemos “escapar” das suas mãos e pedir “ a parte que nos cabe da herança;”chegamos aflitos e humilhados sem saber como Ele vai nos receber, Ele que lá está pronto para abraçar-nos e recolocar- nos em nosso lugar que é a seu lado. Tinha razão a Irmã Luiza, quando tantos anos atrás ensinava às crianças a cantar: “eu tenho um amigo que me ama com eterno amor, seu nome é Jesus”. Ele nos ama e cuida de nós, vem nos confortar, vem se fazer presente nos momentos de tristeza e abatimento.

Logo mais estaremos celebrando a Pascoa, logo mais comemoraremos a vitoria da vida sobre a morte, da luz sobre as trevas, da tristeza sobre a alegria, do Bem sobre o Mal... E então compreendemos o nosso papel no mundo, tentando fazer a nossa parte, ser solidários,ser amigos, perdoar o mal que recebemos, ser servidores do próximo, tentando fazer o bem e fugir do mal, tentando passar para aqueles que estão ao nosso redor uma mensagem de amor de paz e de benção, de perdão. Assim viveremos sob a proteção de Deus, sob a sua luz e apesar do mal que existe e sempre vai existir, vamos ter a certeza de que “a Pascoa não é só hoje, a Pascoa é todo dia, se eu levar o Cristo em minha vida tudo será um eterno Alleluia”

BOA QUARESMA