domingo, 13 de novembro de 2011

FESTA DE ANIVERSARIO

Alguém duvida desse amor?
Será que tem coisa mais antiga que festa de aniversario? E será que tem coisa melhor?

Sentir o carinho da família e dos amigos, rir, jogar conversa fora, passar em todas as mesas cumprimentando e sendo cumprimentada, ficar com medo de a comida ser pouca e depois só faltar endoidar para acomodar na geladeira o monte que sobrou , abrir os presentes, e depois os comentários: quem veio, quem não veio, quem estava mais gorda, quem parecia mais velha, quem estava bem com aquela roupa... enfim, assunto para muitos dias.

Pois assim foi o meu aniversario este ano.

Desde o começo do ano eu dizia que não faria nenhuma comemoração.

Eu estava meio apavorada com o numero dos meus anos!
Essa é a tal da surpresa. Obrigada, querida, que Deus te pague por essa alegria.
Nos dias de hoje acontece uma coisa estranha: a juventude é tão supervalorizada, tão cultuada, as pessoas buscam desesperadamente tantos meios para parecerem mais jovens que a gente termina por incorporar a ideia de que envelhecer é uma coisa vergonhosa; assim sendo, comemorar o aniversario significa admitir que você está uma ano mais velha! E então quando é aquele ano crucial em que você muda de década, aí é o fim. O meu caso se encaixa justamente aqui. Deixar que todos saibam que eu tenho 70 anos? ( Como se as pessoas não soubessem fazer as contas)!...

No entanto, muitas discussões com as cunhadas que não admitiam deixar passar em branco essa data e a palavra final da minha filha terminaram por me convencer que afinal não é tão “ vergonhoso ” assim envelhecer e dia após dia, pensando, orando, meditando fui me convencendo de como seria bom reunir familiares, rever parentes e amigos que a gente demora a encontrar.


                                          
Meus filhos queridos. Falta o outro que está distante, mas falta só na foto, porque está no coração.
 Uma das coisas que pensei foi que é um contrassenso a gente querer viver muito e não querer envelhecer. Impossível não? E fiz um retrocesso da minha vida. Só encontrei bençãos, graças, alegrias, pessoas que me amam e a quem eu amo, sem que isso signifique que não tem havido também preocupações, tristezas, aflições, falhas, erros; seria irreal pois vivemos no mundo e nossa vida aqui é sujeita a essas coisas, mas se a gente computar com atenção os momentos bons eles são muito mais numerosos que os ruins.

Três gerações
Para isso é necessário ter consciência da presença de Deus em nós, constantemente, diariamente, vigilante, fazendo-nos “curtir” as coisas alegres e nos enchendo de força para viver as difíceis. Ele é um amigo querido, um pai carinhoso, cheio de atenções, e nos faz lembrar de que tudo o que de bom e belo conhecemos, nada se compara ao que Ele tem para nós. São Paulo diz em uma das suas epístolas que “olho humano nunca viu e ouvido humano não ouviu o que Deus tem reservado para os que o amam”.

O que dizer então? A minha festa foi linda, alegre, cheia do amor que eu sentia em cada pessoa que ali estava e fui presenteada com a presença do meu filho e da sua família que há tantos anos não passavam esta data conosco. Meu marido, filhos, netos, irmãos, cunhadas, sobrinhos, primos, amigos de tantos anos , amigos mais recentes, mas todos igualmente queridos que vieram me abraçar e festejar comigo. Infelizmente faltava ainda um dos filhos e sua família que moram em outro país, mas nada é perfeito. Faz parte da condição humana. Entretanto pelo telefone já havia recebido deles os votos de felicidades.

Uma das noras com a netinha
Parabens que chegavam de longe, da Italia, dos cunhados que também me amam, dos sobrinhos através do Facebook e finalmente a surpresa maior: a presença da minha irmã querida que mora na Belgica e que veio exclusivamente para estar presente a esta comemoração  se apresentando a mim durante a missa no momento de desejar a paz.

Nem podia imaginar que completar 70 anos poderia trazer-me tanta felicidade! Agora, como tudo na vida, o dia passou e realmente eu estou mais velha e mais feliz e no que depender de mim quero guardar no coração essa alegria, a esperança, celebrando a vida, me doando aos irmãos na medida do possível, procurando estender a mão àqueles que necessitarem do meu auxilio, a palavra amiga, o sorriso, a oração e segurando sempre na mão do meu Deus porque Ele é a minha “Estrela Azul” é “o meu pastor e com Ele nada me faltará”.


se os condôminos tivesse deixado iria até o raiar do sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário